Resolvi fazer esse post, porque muita gente acha que fazer um intercâmbio é fácil e acaba se frustrando ao longo da jornada, não é porque você saiu do Brasil, que sua vida não vai ter obstáculos e problemas a serem resolvidos.
O intercâmbio é uma ótima oportunidade de aprendizado e crescimento, mas sempre é bom saber algumas coisinhas para ir preparado ;)
- Não desista do seu intercâmbio NUNCA.
No começo as coisas não são fáceis você chega em um lugar onde não conhece ninguém, a cultura é diferente, o bendito sotaque irlandês é bem diferente e você precisa se virar, tirar os documentos necessários, abrir conta no banco, arrumar uma casa para morar e um emprego.
Por mais que pareça que está dando tudo errado, NÃO desista do seu sonho e volte para o Brasil antes da hora. Aguente pelo menos os seis meses de curso. Se não lá na frente você pode se arrepender e não dá para voltar no tempo.
- Caiu na deprê?
Procure ajuda profissional e de amigos.
Saia divirta-se, converse, conheça novas pessoas, ouça aquela música que te coloca para cima, coma alguma coisa que você goste, pense positivo, relaxe, respire e continue.
Não espere a coisa ficar feia. Há casos de pessoas que chegaram ao suicídio. Isso é sério!
- Não seja uma vítima.
Tenha sempre um olhar positivo sobre tudo, que assim você vai longe! Olhe o lado bom da vida, veja sempre o copo meio cheio e não meio vazio!
- A escola de idiomas não faz milagre!
Não é porque você está em um outro país que você vai aprender automaticamente a falar inglês.
Não se iluda com isso. Conheci pessoas que já estão na terceira renovação e ainda apanham do idioma.
Vi também algumas pessoas reclamando dizendo que a escola é isso ou é aquilo, que não aprendeu nada nos seis meses e blá blá blá. Quem faz a escola são os alunos.
Estude em casa, saia converse com pessoas que falam outras línguas, faça amizades com gringos nos pubs, jogue conversa fora, de atenção ao velhinho que senta do seu lado no ônibus. Nesses pequenos momentos você sempre vai aprender algo novo.
- Venha com dinheiro suficiente
De início você gasta e gasta muito, além da escola e das passagens para vir que já pagou no Brasil, você precisa trazer os 3.000 euros para comprovação na hora de tirar o IRP, os 300 euros da taxa do visto e mais uns 1500 (no mínimo) para se manter até tirar o visto.
Nossa Mari, tudo isso?
Sim, tudo isso, você não pode mexer nos 3.000 antes da data agendada para tirar o visto. Você vai precisar comprar algumas coisas, como comida por exemplo e de cara você vai chegar em uma acomodação temporária, precisará arrumar uma acomodação fixa, para entrar nessa acomodação será necessário para o aluguel e o depósito ( tipo um calção, normalmente no mesmo valor do aluguel).
- Não fuja de brasileiros, mas também não grude neles.
Aqui tem muito brasileiro eu até me assustei um pouco quando cheguei pois não imaginava que era tanto. E algumas pessoas falam nossa foge de brasileiro hein. Mas gente, não se iluda, no começo é um brasileiro que vai te dar um help, para conseguir uma casa um emprego e tals. Massss não se junte só com brasileiros, faça amizades com pessoas de outras nacionalidades, se em um grupo de pessoas tiver pelo menos um que não fale português, pronto fechou, todos terão que falar inglês.
- Não acredite em todo mundo!
Infelizmente gente ruim e mal caráter têm em todo lugar, não acredite em todo mundo. Conheço pessoas que caíram no golpe da casa, visitou, pagou e quando foi se mudar simplesmente não tinha ninguém lá (sim tem gente que se aproveita das pessoas para ganhar dinheiro em cima delas).
Não empreste dinheiro para qualquer pessoa.
Não guarde seu dinheiro em cofres, ande com uma doleira até abrir a conta no banco e conseguir depositar.
- Não desanime se você receber "100 nãos" em entrevistas de emprego. Na 101 você vai conseguir um trabalho.
- Não falte na aula!
Não seja desonesto nem queira dar jeitinho nas coisas, aqui não existe jeitinho brasileiro. Não falte a aula. Sua escola tem direito de te expulsar por lei tiver menos de 85% de frequência e você vai ficar ilegal aqui. Portanto não queira condenar a escola por um erro que é 100% seu. Procure todas as formas de não ficar ilegal!
-Os problemas daqui devem ficar aqui na Irlanda!
Não fique preocupando seus pais com seus problemas daqui. Eles só irão sofrer gratuitamente sem poder fazer nada para te ajudar. Poupe seus velhinhos, conte a eles somente as coisas boas. Porque amanhã estará tudo bem com você aqui, mas eles vão continuar perdendo noites de sono preocupados.
- Não traga muita roupa.
Você não sabe se terá armário grande pra guardar, o meu por exemplo é minúsculo e ainda divido com meu esposo. E depois que você estiver mais estabilizado aqui, vai querer comprar coisitas por aqui hahahah
-Comece a tomar complexo vitamínico assim que chegar aqui
Nosso corpo sente muito a mudança, além disso acabamos nos alimentando mal, até se estabilizar aqui e também não tomamos sol como costumávamos no Brasil. A vitamina aqui é baratinha um a dois euros dependendo de onde comprar, um multivitamínico e vitamina D já da conta do recado e você vai evitar ficar doente aqui.
-E por falar em ficar doente, CUIDE DE SUA SAÚDE
Sei que não escolhemos a hora de ficar doente, mas quando nos cuidamos evitamos uma séria de coisas não é mesmo. Faça o que puder para não adoecer aqui. Depender de médico na Irlanda é o fim da picada.
Tome vitaminas, se alimente bem, se agasalhe!
-Se você tem religião, procure um grupo aqui. Ajuda muito!
-Faça tudo que precisar fazer nos dentes aí no Brasil. Aqui é muito mais caro.
-SEJA UMA PESSOA DO BEM, que a IRLANDA será do BEM com você!
Veja outros posts sobre intercâmbio 😊
Nenhum comentário:
Postar um comentário